Sexta, 05 Maio 2017 14:30

JOVENS DE BAIXA RENDA AGORA PODEM VIAJAR DE GRAÇA

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013. Esses jovens têm que possuir renda familiar de até dois salários mínimos, e podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem, também é possível realizar o cadastro por meio do site (www.idjovem.caixa.gov.br), basta possuir o Número de Identificação Social (NIS) para acessar o site ou o aplicativo e emiti-la, A ID Jovem tem validade de 30 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. A idéia do ID Jovem é semelhante à conhecida Carteira de Identificação Estudantil.

Apenas com o NIS é possível garantir os benefícios da ID Jovem. Quem ainda não possui o NIS procure o CRAS Odete Baia e se informe melhor para realizar a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).Essa iniciativa permite que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos.