Sexta, 19 Maio 2017 12:56

SANTANA TAMBÉM APOIA A LUTA ANTIMANICOMIAL

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. A Prefeitura de Santana do Manhuaçu apóia o movimento da Luta Antimanicomial e compareceu à passeata realizada na cidade de Simonésia em apoio e agradecimento à cidade por receber pacientes santanenses na unidade do CAPS de lá (Centro de Atenção Psicosocial). A Secretária de Saúde Miriam Mendes compareceu ao evento juntamente com as agentes de saúde do município e membros do NASF e manifestou “que este movimento implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização.”