A Prefeitura de Santana do Manhuaçu por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, Policia Militar e as secretarias de Saúde de Educação realizaram nesta terça-feira (18), uma blitz educativa alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tendo como slogan “Faça Bonito- Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha que acontece em nível nacional tem como símbolo uma flor, que simboliza a fragilidade da primeira infância. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. “O tema Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes quer chamar toda sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em todo o país”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Érica de Fátima Barros.
ORIGEM- O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
O dia 18 de Maio foi proposto em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil e nesta oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
O símbolo da Campanha é a flor, representando toda a fragilidade de uma criança e remetendo os primeiros desenhos feitos por elas, muitas campanhas também usa um ursinho como forma de chamar a atenção das crianças afim de alertar para que elas tenham coragem de denunciar um caso de abuso sofrido, em nossa cidade o ursinho Fred ficou exposto em diversos pontos com informativos dizendo como fazer para denunciar um caso de abuso, o assunto é muito sério, por isso devemos ter conhecimento e levar essa causa para todas as pessoas.