Quinta, 24 Janeiro 2019 13:29

PREFEITA ROSA COMPARECE À ENCONTRO DE PREFEITOS EM DURANDÉ PARA DISCUTIR SOLUÇÕES PARA A FALTA DE REPASSES PARA AS PREFEITURAS

Aconteceu na noite de ontem (23/01), na Câmara Municipal da cidade de Durandé o encontro de prefeitos da região para debater a grave crise que as prefeituras se encontram devido à falta de repasses por parte dos governos, principalmente do pelo atual governo, que iniciou o ano de 2019 sem cumprir seu compromisso de regularizar os repasses de recursos do FUNDEB, IPVA, ICMS e outros.
O tema principal da reunião foi o Calendário Escolar que afeta diretamente os alunos das Redes Estadual e Municipal, pois sem o devido repasse, torna-se impossível iniciar as aulas conforme previsto para este ano, impossibilitando o transporte.
Os mais de dez prefeitos presentes debateram também outros pontos, como os convênios com a Polícia Militar e com a EMATER, que são de responsabilidade do Governo Estadual, e os municípios tem custeado boa parte destes serviços. Mesmo sabendo da importância dos mesmos, foi sugerida a possibilidade da suspensão destes convênios, caso o Governo Mineiro não cumpra com suas obrigações aos municípios, que vem sofrendo enorme desgaste junto a sua população, pois boa parte de recursos que poderiam ser investidos em serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura, estão sendo destinados a Folha de Pagamento de servidores.
A técnica da AMM Angélica Ferreti fez uma ampla abordagem sobre cada tipo de transferência, e como elas estão sendo feitas ao longo dos anos, causando um transtorno gigantesco aos municípios, que tem na ponta os serviços diretos prestados a população.
A Prefeita ROSA manifestou sua preocupação e disse que o momento tem que ser de união entre os gestores municipais para conseguir enfrentar o grave momento.